O Sistema Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS é um projeto do Ministério da Saúde (MS) criado em 2010 para atender a necessidade de capacitação e educação permanente de profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa oferece cursos totalmente gratuitos na modalidade de educação a distância para possibilitar o máximo acesso. O sistema integra atualmente 35 instituições de ensino superior – sendo a UFSC uma delas. Nessa parceria o Departamento de Saúde Pública assume papel de destaque ao coordenar diversos cursos estratégicos para o MS e para o SUS.

O principal objetivo do UNA-SUS é a educação permanente. Dessa forma, visa-se a solução de problemas cotidianos na vida de profissionais da saúde que atuam no SUS. Por isso os cursos têm um enfoque prático e dinâmico, que exploram casos clínicos comuns como base para as aulas. Assim, o profissional pode facilmente aplicar no seu dia-a-dia o que aprende nos cursos.

Nos últimos cinco anos o Departamento de Saúde Pública oferece ou já ofereceu os seguintes cursos:

  • Especialização em Saúde da Família
  • Especialização em Atenção Básica
  • Especialização em Atenção Domiciliar
  • Capacitação em Álcool e Outras Drogas
  • Capacitação em Atenção Domiciliar
  • Capacitação em Condições Clínicas Agudas

Ao todo mais de 4.500 mil profissionais do SUS já se tornaram especialistas por meio dos cursos UNA-SUS oferecidos pelo Departamento de Saúde Pública, e outros 15.000 mil realizaram cursos de capacitação. O departamento também é responsável via UNA-SUS pela formação dos médicos incluídos no Programa Mais Médicos.

Além da formação em si, os cursos têm permitido importantes avanços tecnológicos na educação a distância. Essa sempre foi uma preocupação do SPB: formar e inovar. Assim, foram desenvolvidos os:

Todas essas inovações tecnológicas são um legado adicional dos projetos à UFSC e às demais instituições de ensino, pois todos os produtos são disponibilizados em códigos abertos.

A opção pela modalidade a distância é toda pensada nas vantagens dos alunos. A otimização do tempo é uma delas. Outro ponto de destaque é permitir a realização do curso por profissionais residentes em lugares mais distantes dos centros de ensino. Dessa forma, cada aluno pode organizar os estudos de acordo com a própria rotina e realizar as tarefas de qualquer lugar, em qualquer horário. Só é necessário ter acesso à internet.

O Departamento de Saúde Pública emprega em seus cursos a proposta didático-pedagógica de aprendizado ativo. Assim, fundamenta-se o estudo nos conhecimentos que o aluno traz da sua prática cotidiana, de suas vivências no trabalho e na vida.

A rede de universidades que compõem o Sistema UNA-SUS tem se ampliado. O SPB/UFSC é membro da rede desde o seu início, sendo que hoje são diversas universidades que integram o Sistema. Confira o número de matriculados em cursos do sistema UNA-SUS em todo o Brasil por Unidade da Federação de atuação (atualizado em 01 de junho de 2016):

Mapa UNA-SUS

 

Para saber mais, acesse o site.

Comments are closed.