A visita realizada ao The Collaborating Centre for Prison Health and Education/CCPHE (Centro Colaborador para Saúde e Educação Penitenciária), da School of Population and Public Health, University of British Columbia (UBC), em Vancouver, começou a viabilizar a parceria entre a instituição canadense e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os professores do Departamento de Saúde Pública (SPB) da UFSC, Fabrício Augusto Menegon e Sheila Rubia Lindner, estiveram no Canadá entre os dias 06 e 14 de maio para articular o convênio e conhecer os projetos desenvolvidos pela UBC sobre a garantia dos direitos humanos, especialmente na área de assistência a saúde das pessoas privadas de liberdade. Como resultado está sendo produzida uma carta de entendimento entre as instituições.

A carta de entendimento é o primeiro passo para consolidação da parceria que deve ser estabelecida em breve com a elaboração do Termo de Cooperação, pela UFSC e a UBC, sob responsabilidade da professora Sheila Lindner. A futura parceria entre as Universidades pode ajudar no desenvolvimento de novas ações para melhoria no quadro de saúde da população em privação de liberdade do Brasil, além de proporcionar o desenvolvimento de pesquisas, o intercâmbio de professores, estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores das diversas áreas da Saúde Coletiva.

Atualmente, o SPB trabalha a saúde prisional em ações de extensão no Curso de Atenção à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade, coordenado pela Professora Elza Berger Salema Coelho, este ofertado a distância pelo Ministério da Saúde sob liderança do Grupo de Pesquisa Violência e Saúde. As discussões relacionadas a temática da garantia de salvaguardas às pessoas em privação de liberdade vem sendo objeto de análise do Observatório da Seguridade Social e Sistemas de Justiça (OSJ) sob coordenação da Professora Sheila Lindner.

Visita ao CCPHE

A Diretora do CCPHE profa. Ruth Elwood Martin recepcionou os professores durante a visita à instituição. Como programação, os professores conheceram os projetos e pesquisas desenvolvidas pelo Centro e também a Universidade. Os locais visitados foram o Correctional Service Canada – Metro Vancouver West Community Corrections, o empreendimento Emma’s Acres e o Tribunal Downtown Community Court. Além disso, foi realizada reunião com alguns pesquisadores e ida às unidades prisionais de sistemas fechado e semiaberto, para grupos femininos e masculinos. As unidades visitadas foram  Pacific Institution / Regional Treatment Centre, The Salvation Army – Belkin Enhanced Community Residential Facility e Alouette Correctional Centre for Women.

Conheça mais sobre o que tem sido desenvolvido no Canadá em Saúde Prisional:

Para saber mais sobre a visita: Professores do SPB visitam o Canadá para futura parceria entre UFSC e UBC.