Grupos de estudos

Nossos grupos de Estudos e de Pesquisas procuram contribuir com a sociedade produzindo conhecimento relevante no campo da saúde coletiva. Eles abrangem as mais diversas áreas, como epidemiologia, políticas e avaliação em saúde e ciências sociais. Eles estão abertos para a participação de interessados, então entre em contato com os coordenadores dos grupos caso deseje mais informações.

Epidemiologia das doenças transmissíveis (EPIDOT)

Descrição: O grupo visa quantificar o risco de transmissão das doenças de grande impacto no estado de Santa Catarina, tais como HIV/AIDS, hepatites B e C, e meningite, entre outras, com base no perfil epidemiológico observado ao longo do tempo, assim como avaliar o impacto das intervenções, principalmente das imunizações, na evolução das doenças na população. Os trabalhos publicados tem contribuído para conhecimento do perfil epidemiológico das doenças imunopreveníveis no estado de Santa Catarina, particularmente da hepatite B e do sarampo, bem como para estimativas do risco transfusional das doenças transmissíveis pelo sangue nos hemocentros do estado de Santa Catarina. Considerando grande potencial de redução das doenças transmissíveis no Brasil através de imunização e escassas publicações sobre o assunto, faz-se pertinente estimar o impacto das intervenções da vigilância epidemiológica e das vacinações, tanto de rotina como emergenciais, no estado de Santa Catarina.

Líder: Prof. Dr. Emil Kupek

Página no DGP/CNPqhttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2670753014809073

Grupo de Estudos de Odontologia em Saúde Coletiva (GEOSC)

Descrição: As atividades desenvolvidas pelo grupo visam contribuir para o avanço do conhecimento da área da Odontologia em Saúde Coletiva, em especial da sub-área Epidemiologia da Saúde Bucal. Integram o grupo professores e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, alunos de pós graduacao em Saúde Pública e Odontologia e alunos de graduação vinculados a um ou mais projetos de pesquisa. A composição do grupo possibilita a desejável articulação entre a graduação e a pós graduação com ênfase na pesquisa e no aperfeiçoamento da formação profissional. Os produtos do trabalho do grupo têm sido divulgados em eventos científicos, em artigos publicados em periódicos de reconhecida qualidade e no âmbito dos serviçõs de saúde. Deseja-se que o produto das pesquisas desenvolvidas sejam apropriados pelos profissionais da área, pelos técnicos dos serviços de saúde e pela população.

Líderes: Prof. Dr. Marco Aurélio Peres e Profa. Dra. Karen Glazer Peres; Pesquisadores: Prof. Dr. João Luiz Dornelles Bastos e Prof. Dr. Antonio Fernando Boing

Página do grupo: www.geosc.ufsc.br

Página no DGP/CNPqhttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7653976930632404

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Desigualdades Sociais em Saúde (GEPeDSS)

Descrição: No grupo, são desenvolvidos estudos e pesquisas que procuram investigar a distribuição desigual e injusta dos processos de saúde-doença em populações humanas, com ênfase em marcadores específicos de iniquidades, incluindo raça, cor ou etnia, sexo, gênero, posição socioeconômica e localização geográfica. Objetiva-se ampliar os conhecimentos sobre os fatores associados, as causas, os efeitos e as intervenções para diminui iniquidades em saúde. Os estudos desenvolvidos empregam dados primários, outros já coletados em pesquisas anteriores ou oriundos de sistemas de informações. Além disso, analisam-se múltiplos desfechos em saúde, inclusive agravos, doenças e uso e acesso a serviços e intervenções em saúde.

Líderes: Prof. Dr. Antonio Fernando Boing e Prof. Dr. João Luiz Dornelles Bastos; Pesquisadores: Profa. Dr. Alexandra Crispim Boing e Prof. Dr. Douglas Francisco Kovaleski

Página no DGP/CNPqhttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6594183730858526

Grupo de Pesquisa em Dependência Química – Álcool e outras Drogas

Descrição: O Grupo busca estudar a questão da Dependência Química e seus fatores associados: Promoção da Saúde e prevenção ao uso de drogas, Redução de Danos, questões associadas a padrões de consumo, álcool e acidentes de transito, entre outras questões pertinentes ao tema.O Grupo amplia sua pesquisa buscando conhecer o impacto da mídia escrita sobre a drogas crack.

Líder: Profa. Dra. Fátima Büchele; Pesquisadores: Profa. Dra. Marta Verdi

Página no DGP/CNPqhttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8734901566305508

Núcleo de Extensão e Pesquisa em Avaliação em Saúde (NEPAS)

Descrição: O NEPAS atua desenvolvendo projetos de pesquisa na área de avaliação em saúde. Oferece consultoria aos gestores municipais e estaduais na formulação de metodologias de avaliação, desenvolvimento de capacitações e de cursos na área.

Líderes: Profa. Dra. Maria Cristina Calvo e Profa. Dra. Josimari Telino LacerdaPesquisadores: Prof. Dr. Sérgio Fernando Torres de Freitas, Profa. Dra. Claudia Fleming Colussi e Prof. Dr. Douglas Francisco Kovaleski

Página do grupo: www.nepas.ufsc.br

Página no DGP/CNPqhttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7786621839723094

Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva (NUPEBISC)

Descrição: Este grupo congrega professores e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina, dos Programas de Pós Graduação em Saúde Coletiva (Departamento de Saúde Pública) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Departamento de Odontologia), do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, e do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Constam até o presente momento, a defesa de 12 dissertações de mestrado e de 3 defesas de doutorado, bem como a publicação de diversos artigos científicos. Em 2010, publicou-se o livro “Medicalização da Vida: ética, saúde pública e a indústria farmacêutica”, e em 2012, o livro “Bioética e Saúde Coletiva”. Encontram-se em curso o desenvolvimento da 5a edição do projeto de extensão “Bioética pelas lentes do cinema”, e em fase de finalização uma pesquisa avaliativa multicêntrica e interinstitucional (Ministério da Saúde, UFRGS, Unesp-Assis e UFSC) sobre o HumanizaSUS.

Líderes: Profa. Dra. Marta Inez Machado Verdi e Profa. Dra. Mirelle Finkler

Página do grupo: www.nupebisc.ufsc.br

Página no DGP/CNPqhttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6705194295958563

Políticas públicas de saúde/saúde mental (GPPS)

Descrição: O objetivo do grupo é conduzir estudos no âmbito dos sistemas públicos e privados de saúde, particularizando a área da saúde mental, focando especialmente a elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas, contextualizando processos históricos, culturais e sociais. O grupo pretende, assim, colaborar com a evolução destas políticas e para a expansão da produção do conhecimento e do campo acadêmico. Congrega pesquisadores, estudantes e membros das comunidades voltados para os processos de elaboração, planejamento, implementação e avaliação de políticas de saúde, bem como para a produção e difusão do conhecimento relacionado com as políticas sociais. Objetiva, ainda, colaborar com a formação de profissionais engajados na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a reforma do modelo de atenção em saúde mental (ou Reforma Psiquiátrica).

Líderes: Prof. Dr. Walter Ferreira de Oliveira e Prof. Dr. Fabrício Augusto Menegon; Pesquisadores: Prof. Dr. Douglas Francisco Kovaleski

Página do grupo: www.gpps.ufsc.br

Página no DGP/CNPqhttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4113879737073592

Rede Interinstitucional de Pesquisas HumanizaSUS

Descrição: Este grupo congrega pesquisadores e consultores da Política Nacional de Humanização envolvidos na construção de uma política pública de saúde que valorize o protagonismo dos coletivos de trabalhadores e usuários, de forma a revitalizar e dar visibilidade a um “SUS que dá certo”. Trata-se de um espaço de caráter interinstitucional reunindo pesquisadores e estudantes das seguintes instituições: UFRGS, UFES, UFF, UFSE; UFSM; UFSC; UFRN; UNICAMP e UNESP. Objetiva o desenvolvimento de pesquisas e formação de recursos humanos, bem como a produção sistemática de conhecimentos na área em articulação com outros campos de saber que promovam e ampliem o projeto ético-político da Humanização. Propõe-se a subsidiar o campo da educação em saúde através de ferramentas teórico-metodológicos resultantes dos processos de formação-intervenção que a PNH tem promovido em diferentes regiões do país com a finalidade de construir uma política da narratividade que acompanhe as estratégias de reencantamento do SUS. O grupo está estruturado em torno de três linhas de pesquisa que reúnem desde as concepções e princípios da humanização da atenção e gestão do SUS até o debate sobre alguns eixos mais específicos como a avaliação dos processos de produção de saúde e o campo da saúde mental.

Líderes: Profa. Dra. Simone Mainieri Paulon e Profa. Dra. Marta Verdi

Página no DGP/CNPqhttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6827494526919075

Violência e a Saúde

Descrição: Os trabalhos do Grupo de Pesquisa em Saúde da Mulher e Políticas Públicas, tem tratado de questões do processo de viver da mulher com ênfase em atendimentos em saúde, de interesse, tanto individual como de grupos e intituições. Tem elaborado trabalhos de pesquisa sobre a assistência prestada às mulheres em intituições governamentais e privadas, refletindo, discutindo, avaliando e propondo alternativas no atendimento dessa população. Os Direitos Reprodutivos, a violência contra a mulher e representações sociais têm sido abordados em trabalhos de mestrado, conclusão de curso, em pesquisas, com grupos especificos da população feminina, como também seus parceiros. O grupo tem divulgado seus trabalhos em eventos e periódicos da área. Em parceria com intituições como Centro de Atendimento das Vítimas do Crime (CEVIC), delegacias especializadas em atendimento à mulher, Rede Municipal de Saúde de Florianópolis. Tem realizado trabalho com o objetivo de identificar o perfil das mulheres vítimas de agressões, com intuito de conhecer o perfil tanto do agressor como das vítimas, e, produzir conhecimentos que possam levar a ações no sentido de modificar o quadro. O grupo de pesquisa enquanto finalidade de pesquisa associada ao ensino, instrumentaliza alunos de mestrado, graduação e voluntários para o desenvolvimento das estapas de elaboração de projeto de pesquisa, com a finalidade da produção do conhecimento na área de saúde da mulher e divulga-os em eventos e periódicos. O grupo tem ainda, a finalidade de possibilitar a seus participantes produções compartilhadas e troca de experiências, desenvolvendo habilidades para o crescimento tanto individual como do grupo.

Líder: Profa. Dra. Elza Salema Berger Coelho; Pesquisadores: Profa. Dra. Fátima Büchele e Prof. Dr. Rodrigo Otávio Moretti Pires.

Página do grupo: www.violenciaesaude.ufsc.br

Página no DGP/CNPqhttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3256179413024021