Docentes

O Departamento de Saúde Pública é formado por 28 docentes efetivos. Suas linhas de atuação cobrem importantes áreas da saúde coletiva, com destaque para epidemiologia, gestão e avaliação em saúde e ciências sociais em saúde. Abaixo estão descritas informações sobre os docentes e formas de contatá-los.

Alcides Milton da Silva
Professor
Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias, medicamentos, vigilância em saúde, sistema único de saúde, saúde pública.
CV Lattes
Alexandra Crispim Boing
Professora
Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado na Harvard School of Public Health. É líder do Grupo de Estudos em Farmacoepidemiologia e também estuda desigualdades em saúde, gastos catastróficos em saúde e acesso a medicamentos.
CV Lattes
Ana Luiza Curi Hallal
Professora
Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, tem experiência em pesquisa e docência na área de saúde coletiva com ênfase em epidemiologia, bem como em vigilância e controle do tabagismo.
CV Lattes
Antonio Fernando Boing
Professor
Doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Harvard School of Public Health (Harvard University). Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em epidemiologia. Tem como principais linhas de pesquisa o estudo dos determinantes sociais em saúde, da epidemiologia das doenças crônicas e da epidemiologia na atenção básica em saúde.
CV Lattes
Charles Dalcanale Tesser
Professor
Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência de trabalho, ensino, extensão e pesquisa nas áreas de prática médica, organização de serviços de atenção primária à saúde e educação permanente em saúde, com ênfase em gestão do trabalho de equipes de Saúde da Família, prática médica e ensino na atenção primária e medicinas alternativas e complementares.
CV Lattes
Claudia Flemming Colussi
Professora
Doutora em Odontologia em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina. É membro do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Avaliação em Saúde – NEPAS – e tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saude bucal, saude do idoso, saúde comunitária, planejamento, gestão e avaliação em saúde.
CV Lattes
Daniela Alba Nickel
Professora
Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando preferencialmente nos seguintes temas: gestão, planejamento e avaliação em saúde, uso e influência de avaliações. é membro do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Avaliação em Saúde (NEPAS-UFSC).
CV Lattes
Douglas Francisco Kovaleski
Professor
Doutor na área de Avaliação em Saúde pela UFSC. Coordena o projeto VERSUS no Estado de Santa Catarina. Atua junto ao Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica. Suas principais linhas de pesquisa são: Associativismo Político e Saúde, Saúde mental na Atenção Básica, Bucalidade e Avaliação em Saúde.
CV Lattes
Eleonora D'Orsi
Professora
Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase na área de Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher e saúde do idoso.
CV Lattes
Elza Berger Salema Coelho
Professora
Doutora em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher, adolescência, saúde pública, gravidez na adolescência e sexualidade.
CV Lattes
Emil Kupek
Professor
Doutor em Saúde Pública (Public Health Medicine) – University of London (1997) - e Pós-Doutorado em Epidemiologia pela University of Oxford, Inglaterra (2005). Atua nos seguintes temas: epidemiologia, metodologia e estatística aplicada à área médica, hepatitis B, HIV, efetividade de vacina e fatores de risco para transmissão das doenças infecçiosas, principalmente em doadores de sangue.
CV Lattes
Fabrício Augusto Menegon
Professor
Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2011). Tem experiência na área de Ergonomia e Saúde do Trabalhador, com estudos sobre intervenção ergonômica/melhoria das condições de trabalho, fatores associados ao adoecimento no trabalho e epidemiologia ocupacional.
CV Lattes
Fátima Büchele
Professora
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como linhas de pesquisa a saúde mental e a dependência química e suas representações sociais.
CV Lattes
Fernando Hellmann
Professor
Doutorado em Saúde Coletiva pela UFSC, com período sanduíche em Centre de Recherche Medecine, Sciences, Sante et Societe - Paris, França. Tem atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Coletiva, Bioética, Ética em Pesquisa, Práticas Integrativas e Complementares e Políticas Públicas.
CV Lattes
Fúlvio Borges Nedel
Professor
Doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: condições sensíveis à atenção primária, hospitalização evitável, indicadores de saúde, ESF, mortalidade, atenção primária à saúde, atenção básica e estudos de carga da doença.
CV Lattes
João Luiz Dornelles Bastos
Professor
Doutor em Epidemiologia pela Universidade de Pelotas. Atua na área de saúde coletiva, com ênfase em métodos epidemiológicos e no estudo das relações entre discriminação e saúde.
CV Lattes
Josimari Telino Lacerda
Professora
Doutora em Ciências (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente coordenadora do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da UFSC. desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: Políticas Públicas de Saúde, Planejamento, Gestão e Avaliação.
Karen Glazer Peres
Professora
Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade Federal de Pelotas e na Universidade de Otago, Nova Zelândia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia das doenças não transmissíveis, epidemiologia da saúde bucal e desigualdades em saúde.
Lúcio José Botelho
Professor
Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando do mesmo programa. Atua principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, mortalidade infantil, indicador de mortalidade infantil e acidentes de trânsito.
CV Lattes
Marco Aurélio Peres
Professor
Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas e estágio sênior junto à Universidade de Otago, Nova Zelândia. Suas linhas de pesquisa são epidemiologia da saúde bucal, epidemiologia do ciclo vital, desigualdades em saúde, avaliação de efetividade de serviços de saúde e inquéritos populacionais.
CV Lattes
Maria Cristina Calvo
Professora
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação em saúde, saúde bucal coletiva, comportamento alimentar e atenção básica.
CV Lattes
Marta Inês Machado Verdi
Professora
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, com Estágio na Università degli Studi di Roma La Sapienza com Giovanni Berlinguer (1998-2000). Desenvolvendo as linhas de pesquisa em Bioética Social, Modelos conceituais e promoção da saúde, e Participação e controle social em saúde. É líder do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva – NUPEBISC/UFSC.
CV Lattes
Rodrigo Otávio Moretti Pires
Professor
Doutor em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP/USP e pós-doutorado em pesquisa na temática do uso de Álcool e Drogas pela CICAD/Organização dos Estados Americanos (através de programa da SENAD e EERP-USP). Tem por interesses construcionismo social, teoria crítica e violência. Editor Chefe do periódico “Saúde & Transformação Social”.
CV Lattes
Sérgio Fernando Torres de Freitas
Professor
Doutor em Odontologia Social pela Universidade Federal Fluminense. Foi Diretor de pós-graduação stricto sensu e Diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFSC . Tem experiência em assessoria metodológica e estatística na área de saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde bucal coletiva, avaliação de serviços de saúde, epidemiologia da carie, recursos humanos em saúde.
CV Lattes
Sheila Rubia Lindner
Professora
Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisadora na temática de violência por parceiro íntimo.
CV Lattes
Sônia Pereira
Professora
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, educação, formação, educação a distância e saúde mental.
CV Lattes
Walter Ferreira de Oliveira
Professor
Doutor em Philosophy, Social and Philosophical Foundations of Education Program – University of Minnesota. É líder do Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde / Saúde Mental (GPPS) e seus temas de maior interesse são saúde mental coletiva e atenção psicossocial, arte, expressão e saúde, promoção e educação de saúde, metodologias qualitativas, educação social, políticas, planejamento e gestão em saúde.
CV Lattes