Disciplinas oferecidas

Os docentes do Departamento de Saúde Pública ministram aulas para os cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Odontologia. Todos as disciplinas que contam com a participação de docentes do Departamento de Saúde Pública estão descritas abaixo. Além delas, eles participam de disciplinas no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (clique aqui para verificar), no Programa de Pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (clique aqui), no programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (clique aqui) e na Especialização em Saúde Coletiva (clique aqui).

SPB7105 – Interação Comunitária V

Epidemiologia das principais doenças e agravos bucais e fatores associados. Metodologia de levantamentos epidemiológicos em saúde bucal. Coleta de dados epidemiológicos em saúde bucal. Análise de dados epidemiológicos em saúde bucal. Utilização de dados epidemiológicos no planejamento das ações de saúde bucal.

SPB7104 – Interação Comunitária IV

Planejamento, programação e avaliação de saúde. Planejamento, programação e avaliação de saúde bucal

SPB7103 – Interação Comunitária III

Breve histórico, conceitos básicos e aplicações da epidemiologia; Tipos de estudos epidemiológicos; Epidemiologia descritiva; Metodologia de inquéritos populacionais; Trabalho de campo; Tipos de variáveis; Organização dos dados; Apresentação tabular e gráfica; Medidas de tendência central; Medidas de dispersão; Noções de amostragem; Distribuição normal; Intervalo de confiança; Diferenças entre médias; Diferenças entre proporções.

SPB7102 – Interação Comunitária II

História da saúde pública e da odontologia. O SUS (Sistema Único de saúde) – princípios e diretrizes, financiamento e estruturas de funcionamento. Promoção da saúde e educação em saúde. Atenção primária em saúde.

SPB7010 – Introdução ao Estudo de Plantas Medicinais

História da utilização de plantas medicinais por povos antigos; Legislação sobre fitoterápicos; Noções sobre fitoquímica (Metabolismo Primário e Secundário); Critérios para uso adequado de plantas medicinais, do cultivo ao consumo; Modo de preparo; Efeitos colaterais e toxicidade; Plantas medicinais na Gestação e Amamentação; Interações Medicamentosas: plantas x medicamentos.

SPB5523 – Atenção à Saúde III

Estudos epidemiológicos e planejamento, programação e avaliação em saúde.

SPB5522 – Atenção à Saúde II

Saúde como direito. Políticas sociais. Modelos de proteção social. Sistemas de saúde e modelos assistenciais. Políticas de saúde no Brasil (histórico). Sistema único de saúde (SUS), antecedentes / histório, organização e legislação. Atividade teórico-prática: conhecer a rede e os serviços de saúde no município / comunidade (infra-estrutura, organização, recursos comunitários, conselhos, associações).

SPB5520 – Bioestatística

A aplicação do método estatístico em saúde. Sistema de informação estatística “feed back”. Medidas de tendência central. Estudo de variabilidade. Indicadores de saúde. Estatística demográfica – estimativa de população, composição e distribuição populacional, população acessível.

SPB5135 – Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Fundamentos filosóficos, percurso histórico, princípios organizacionais e paradigmas ligados à saúde mental e à atenção psicossocial. Construção social, panorama atual e perspectivas da reforma psiquiátrica no Brasil. Contextualização da atenção psicossocial no sistema único de saúde.

SPB5123 – Metodologia de Pesquisa/TCC

Conhecimentos básicos utilizados na elaboração de projetos de pesquisa e artigos científicos. Definição de pergunta de pesquisa. Definição de objetivos de pesquisa. Elaboração um projeto de pesquisa científica. Revisão de literatura. Avaliação da qualidade metodológica dos artigos publicados. Apresentação de resultados de estudos e pesquisas.

MED7104 – Interação Comunitária IV

Desenvolvimento de atividades educativas em saúde na comunidade. Aplicação teórico – prática na comunidade do conhecimento construído nos módulos da saúde da Criança, Saúde da Mulher e Saúde e Sociedade. Desenvolvimento da relação médico paciente embasados nos fundamentos éticos.

MED7103 – Interação Comunitária III

Correlação teórico-prática na comunidade do conhecimento construído nos módulos da saúde da Criança, Saúde da Mulher e Saúde e Sociedade. Desenvolvimento da relação médico paciente embasado nos fundamentos éticos nas unidades básicas de saúde. Desenvolvimento de atividades educativas em saúde na comunidade.

MED7102 – Interação Comunitária II

Introdução dos sistemas de informação e sua instrumentalização na atenção básica à saúde e relacioná-la com a realidade local social local. Identificação dos indicadores socioeconômicos e demográficos. Territorialização abrangendo do Centro de saúde e dados referentes a equipamentos sociais e infraestrutura local.

MED7101 – Interação Comunitária I

Conhecimento inicial da área de abrangência por meio de contato com atores sociais da comunidade e trabalhadores do Centro de saúde. Territorialização abrangendo do Centro de saúde e dados referentes a equipamentos sociais e infraestrutura local.

MED7032 – Internato Médico II – Interação Comunitária

MED7029 – Internato Médico I – Interação Comunitária

MED7026 – Saúde e Sociedade VI

Saúde do Trabalhador no contexto da Saúde Coletiva. Saúde do Trabalhador no SUS. Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Aspectos da legislação aplicada à saúde do trabalhador. Doenças do Trabalho. Acidentes de Trabalho. Investigação de Acidentes de Trabalho. Vigilância em Saúde do Trabalhador. Ergonomia.

MED7022 – Saúde e Sociedade V

Aspectos conceituais e políticos do planejamento. Instrumental metodológico para o planejamento e programação em saúde. Modelos de gestão de serviços de saúde. Avaliação de serviços de saúde.

MED7018 – Saúde e Sociedade IV

Tipos de estudos epidemiológicos (observacionais e de intervenção); Causalidade; Medidas de associação; Noções de amostragem; Princípios de rastreamento, testes diagnósticos e valores preditivos; Análise e interpretação de estudos científicos.

MED7014 – Saúde e Sociedade III

Princípios de educação de saúde. Educação de saúde em uma abordagem crítica. Princípios de promoção de saúde. A promoção de saúde em diferentes escolas de pensamento. Produção intelectual em educação e em promoção de saúde. Aplicação de ações educativas e de promoção de saúde no contexto do SUS. Leitura critica da produção intelectual sobre os temas educação e promoção de saúde.

MED7010 – Saúde e Sociedade II

Transição demográfica, epidemiológica e nutricional; Vigilância epidemiológica; Distribuição normal; Testes de hipóteses: teste de médias e proporções; intervalos de confiança; Epidemiologia descritiva; Análise e interpretação de estudos científicos.

MED7006 – Saúde e Sociedade I

A organização política da saúde no Brasil e no mundo. Financiamento e alocação de recursos de saúde no Brasil. Sistemas comparados e reformas de sistemas de saúde. Atenção Primária. Atenção Secundária. Atenção Terciária.

MED7002 – Introdução ao Estudo da Medicina II

MED7001 – Introdução ao Estudo da Medicina I

Conceitos de saúde e doença, setores de cuidado. Modelos de atenção e Sistemas Nacionais de Saúde. Atenção Primária a Saúde (APS). Introdução a aspectos sócio-antropológicos do processo saúde-doença-cuidado. Introdução à história do movimento da Reforma Sanitária brasileira, ao Sistema Único de Saúde, à APS brasileira e à Estratégia Saúde da Família (ESF).

FON7403 – Contexto Social e Saúde Coletiva IV

Saúde auditiva. Políticas, programas, organização dos serviços, triagem auditiva neonatal e em escolares. Saúde vocal. Saúde do trabalhador. Saúde ambiental. Programa de saúde na escola.

FON7303 – Métodos e Técnicas de Pesquisa II

Epidemiologia Analítica. Noções de Bioestatística, distribuição normal e análise de associação. Pesquisa qualitativa.

FON7302 – Contexto Social e Saúde Coletiva III

Redes de Atenção à saúde. Noções básicas de planejamento e gestão em saúde. Gestão local em saúde.

FON7202 – Contexto Social e Saúde Coletiva II

Epidemiologia descritiva, indicadores de saúde e sistemas de informação em saúde.